quarta-feira, 20 de junho de 2012

Freio a disco para suspensão antiga de VW

Matéria retirada do blog Puma Classic - Felipe Nicoliello

A matéria a seguir traz na primeira parte a história dos primeiros freios a disco feitos para os carros com mecânica VW e rodas cinco furos. A segunda parte, um passo a passo de como construir seu freio a disco, sem comprometer o visual antigo do veículo.

1a. Parte - Freio a disco Retsan

Por volta de 1968, a empresa Retsan localizada no bairro de Pinheiros em São Paulo, começou a fazer os freios a disco dianteiros para Fusca, Karmann Ghia e Puma, que na época tinham a suspensão por embuchamento e freios dianteiros por lona. A Retsan pegou o disco de freio do recém lançado Ford Corcel, juntamente com o suporte e pastilhas, fez um novo cubo de fixação das rodas e aplicou na suspensão VW. Como o Corcel utilizava rodas aros 13", mesmo com o freio Retsan, poderia ser utilizada rodas 13" nos VW, porque o disco entrava na roda. Em 1969 a VW lançou o VW 1600 4 portas com freio a disco na dianteira e rodas quatro furos. A suspensão era nova também. Em 1970, a vez da Variant e Karmann Ghia conter o equipamento, consequentemente o Puma também recebeu essa melhoria. Só que por utilizarem rodas aro 15 “, os discos eram maiores e as rodas de aro 13" não entravam nesse disco. Além disso, esses discos não serviam na suspensão antigo, porque os braços eram diferentes. Assim a Retsan continuou fazendo seus freios, com os pequenos discos do Corcel e para suspensão VW antiga, só que agora para receber rodas de quatro furos. E foi nessa onda que adquiri os freios Retsan, porque queria utilizar rodas de aro 13". Nas fotos abaixo vemos o freio Retsan completo.

Discos, pinças e pastilhas do Corcel, cubo Retsan. Funcionava perfeitamente.


O rolamento era o mesmo utilizado no Fusca antigo.


2a. Parte - Adaptação caseira
Hoje em dia, muito diferente da época em que comprei os freios Retsan, as pessoas desejam a segurança por usarem seus antigos no dia a dia, mas não querem o comprometimento visual, tendo que alterar as rodas de cinco furos para quatro. Nesse contexto fui buscar com meus gurus a solução. Não precisei pesquisar muito, porque lembrei do projeto de um amigo. Lá fui eu conversar com meu amigo Waldomiro Blasi, mecânico-engenheiro autodidata. Ele desenvolveu uma solução há algum tempo e passou todo o projeto para quem quiser executar.
Receita: Retiram-se os tambores de freios dianteiros e traseiros completos e GUARDE-OS! Um dia poderá voltar ao original. Compre quatro tambores de freio cinco furos, somente as panelas e mande-as tornear para retirar a espessura que se encosta às lonas. Compre quatro discos de Fiat 147 e formará o conjunto abaixo.

Repare que a panela de VW (D), depois de retirada a aba virou um disco.


A panela vai encaixada no disco de freio, mantendo a mesma bitola original do seu VW ou Puma.


Compre quatro pinças de freio e pastilhas do Corcel 1 (difícil de encontrar) ou uma melhor opção as pinças traseiras do Chevrolet Kadett. Na figura abaixo vemos a pinça do Corcel colocada e perfeitamente funcional, sem esbarrar em nada.


A pinça completa com o suporte das pastilhas.


Mas a pinça do freio traseiro do Kadett é melhor por ser mais fácil de achar a reposição das pastilhas e por ter o sistema de freio de mão, pois estávamos falando de colocar freio a disco nas quatro rodas. Talvez a pinça do Santana ou outra também sirva, questão de medir, mas se colocar a disco na traseira, importante não esquecer do freio de mão, porque as pinças dianteiras não contam com esse sistema.


Complementando a adaptação, troque o cilindro mestre por outro do VW Brasília, porque além de ser maior (19 mm), tem duplo circuito. Se optar por colocar freio a disco na traseira, deverá retirar a válvula do cilindro mestre do circuito traseiro e instalar uma válvula sextavada de redução de pressão do freio do VW Gol para o circuito traseiro. Os rolamentos, manga de eixo etc., continuam os mesmos originais.
Pronto, você pode ter freio a disco nas quatro rodas sem comprometer o visual, até para quem tem Fusca e quer andar sem calota.

3 comentários:

  1. Ok, muito boa a dica. Mas faltou vc dizer como fixa a pinça de freio na manga de eixo dianteira...??? e na traseira....??? Aguardo, abç.

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  2. A idéia é interessante mas estão faltando os detalhes da fixação pinça. Não será possível aproveitar, para a traseira, aproveitar a própria panela de 4 furos? Em princípio creio que ficaria mais fácil. Obrigado. Borges

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  3. tenho uma kombi 1973 queria colocar freio a ar com disco na dianteira , alguém sabe quem faz no Rio de Janeiro ?

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