A 40 anos
atrás começou a história de sucesso das rodas forjadas por OTTO FUCHS,
juntamente com o desenvolvimento do Porsche 911.
Quando a Porsche desenvolveu a linha 911 em 1962, seus engenheiros analisaram que as rodas necessárias teriam que ter padrões de resistência exigidos superiores ao das rodas de alumínio fundido. Tinha de ser uma roda de baixo peso e aparência atraente, então procuraram Otto Fuchs que aceitou o desafio e desenvolveu a primeira roda de alumínio forjado para produção em série, a lendária "Porsche windmill" (Moinho de Vento) que por mais de vinte anos, foi equipamento de série ou opcional para algumas linhas.
O alumínio utilizado em rodas forjadas em comparação com o utilizado em rodas fundidas tem uma elasticidade muito maior além resistência a ruptura e trincas superior.
Quando a Porsche desenvolveu a linha 911 em 1962, seus engenheiros analisaram que as rodas necessárias teriam que ter padrões de resistência exigidos superiores ao das rodas de alumínio fundido. Tinha de ser uma roda de baixo peso e aparência atraente, então procuraram Otto Fuchs que aceitou o desafio e desenvolveu a primeira roda de alumínio forjado para produção em série, a lendária "Porsche windmill" (Moinho de Vento) que por mais de vinte anos, foi equipamento de série ou opcional para algumas linhas.
O alumínio utilizado em rodas forjadas em comparação com o utilizado em rodas fundidas tem uma elasticidade muito maior além resistência a ruptura e trincas superior.
Outras Vantagens das
rodas Forjadas:
- Possibilidade
de uso de pinças de freio maiores, devido à reduzida espessura da parede
da roda.
- Redução
de peso com ganho de resistência mecânica.
- Diversidade
de acabamentos na superficiais (polida, pintada, anodizada, escovada
etc...)
Os passos da produção
de uma roda Forjada:
A roda forjada deve
estar preparada para cumprir seu papel durante muitos anos, para isso ele passa
por uma infinidade de processos. A forma como o processo é guiado garante que o
material possua excelentes propriedades. As rodas forjadas não só devem possuir
um baixo peso, mas também oferecer segurança em situações críticas de condução.
Da idealização ao
produto final:
Etapa 1: O design da
Roda.
A idealização das
rodas começa na cabeça dos designers, uma vez que o design do veiculo é
definido começa a idealização de um componente fundamental, a RODA.Ela é
decisiva para o todo de um veiculo ser criado, muitos projetos no entanto são
descartados devido as exigências de espaço disponível, processo de fabricação,
resistência. Quando se recebe um projeto de uma roda, é necessário a analise
completa de detalhes do veiculo, como freios e contorno do pneu, informação
sobre o tipo de válvula de ar utilizado, se a roda vai conter ou não sistema de
monitoramento da pressão dos pneus, informações sobre tamanho, peso e
acabamento e as orientações para os ensaios mecânicos exigidos.
Etapa 2: Analise de
viabilidade.
Existe todo um
estudo para analisar a viabilidade de uma roda forjada, necessidade de
conciliar as exigências técnicas com o processo de forjamento, isso é feito em
várias etapas de negociação, na qual a vontade do designer precisa ser
conciliado com os requisitos do processo de forjamento, para no final designers
e engenheiros chegarem a um resultado que satisfaça as mais elevadas exigências
em relação a aparência e sua funcionalidade.
Etapa 3:
Desenvolvimento de ferramentas e moldes de forjamento.
Cada qual exige uma ferramenta especial, que por sua vez consiste em várias partes. Cada etapa se sobrepõe e todas são acompanhadas muito de perto, pois cada etapa é necessário correto resultado para que na etapa posterior a geometria de entrada no molde seja correta, e assim por diante. Depois de criadas e adaptadas as ferramentas, e após as simulações e testes finaliza-se o conjunto de ferramentas para a produção em série, que o resultado tem de ser uma roda de longa vida útil, que atenda todos padrões estéticos, dimensionais e de resistência exigidos.
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